Angola conta, desde hoje, com o seu primeiro Centro de Perfuração, Completação e Controlo de Poço, certificado por empresas internacionais do sector petrolífero.
Até então, os especialistas nesta área eram formados no estrangeiro, o que obrigava o país a gastar milhares de dólares dos cofres do Estado.
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, assegura que o centro de perfuração, completação e controlo de poços desempenhará tarefas de grande importância para o sector. Clique no áudio e ouça:
O centro, lançado pelo Instituto Nacional de Petróleos – INP, tem capacidade para formar, anualmente, até 800 especialistas nos diferentes níveis da International Well Control Forum (IWCF) e da International Association of Drilling Contractors (IADC).
A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, destacou que a instituição irá contribuir para o aumento da empregabilidade no país. Clique no áudio e ouça:
Por sua vez, o director-geral do Instituto Nacional de Petróleos, Alegria Joaquim, afirmou que o centro está equipado com tecnologia de ponta e conta com formadores angolanos, motivo de orgulho nacional. Clique no áudio e ouça: