
O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) vai dar início, de 12 a 21 de Julho, à quarta fase do processo nacional de Avaliação Externa e Acreditação da Qualidade do Ensino Superior, com foco nos cursos das áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEM).
No total, 241 cursos ministrados em 70 Instituições de Ensino Superior (IES) serão submetidos a avaliação, sendo 121 localizados em Luanda e 120 nas demais províncias do país. A operação contará com a mobilização de 445 especialistas altamente qualificados, entre os quais 356 avaliadores externos e 89 gestores de procedimentos.
A iniciativa integra peritos de Angola e de diversos países parceiros, como Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Portugal e São Tomé e Príncipe, num esforço conjunto para aferir a qualidade, relevância e impacto social dos cursos STEM oferecidos no país.
Segundo o INAAREES, o objectivo é identificar boas práticas, reforçar a cultura de excelência académica e propor planos de melhoria com base nos resultados obtidos, promovendo o rigor e a melhoria contínua no sistema de ensino superior.
Esta acção estratégica está alinhada ao Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (TEST), financiado pelo Banco Mundial e pela Parceria Global para a Educação, que visa fortalecer a qualidade, a empregabilidade e a ligação entre universidades e o sector produtivo.
Com esta avaliação externa, o Governo de Angola reafirma o seu compromisso com a transformação sistémica e sustentável do sector do ensino superior, em consonância com o Plano Nacional de Desenvolvimento e o Plano Sectorial 2023–2027.