CANAL A - Destaque

Banco Mundial eleva Cabo Verde para país de rendimento médio-alto

todayJulho 2, 2025 46

Background
share close


O Banco Mundial elevou esta terça-feira a classificação de Cabo Verde de país de rendimento médio-baixo para médio-alto, reflectindo um aumento do rendimento per capita, anunciou em comunicado.

“A partir de hoje, 01 de julho de 2025, Cabo Verde passa a ser classificado como país de rendimento médio-alto, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Grupo Banco Mundial (GBM)”, referiu a instituição.

A reclassificação “reflecte um aumento de 16,8% do Rendimento Nacional Bruto (RNB) per capita entre 2023 e 2024, traduzindo a evolução económica do país”, nomeadamente, “um crescimento real de 7,3% registado em 2024”, impulsionado sobretudo pelo turismo.

Contribuíram também para os cálculos uma menor inflação interna e uma revisão em baixa da população nacional, “com uma diminuição de 12,8%, segundo dados das Nações Unidas”, o que teve “impacto directo no cálculo do RNB per capita”.

O Banco Mundial enquadra as economias mundiais em quatro grupos de rendimento, baixo, médio-baixo, médio-alto e alto rendimento e as classificações são actualizadas, anualmente, a 01 de julho, baseando-se no RNB per capita do ano anterior.

Esta classificação não implica, por si só, mudanças na elegibilidade para acesso a recursos do grupo, acrescentou.

“Cabo Verde continuará a ter acesso a financiamento concessional, nomeadamente através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA)”, referiu o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, numa publicação na Internet, considerando a classificação como uma “conquista” que “é fruto do trabalho árduo” do povo.

“Reconhecendo os desafios que persistem, Cabo Verde irá trabalhar com o Grupo Banco Mundial na definição de um plano de transição, no âmbito da nova Estratégia de Parceria com o País”, concluiu.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Governo Trump fecha definitivamente histórica agência de ajuda internacional USAID

O Governo norte-americano liderado por Donald Trump anunciou o fim das operações da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), criada em 1961 e considerada durante décadas a maior distribuidora de ajuda humanitária do mundo. A USAID estava em processo de desmantelamento desde fevereiro, quando começaram os cortes nas despesas públicas promovidos pelo magnata Elon Musk, mas, a partir de agora, o Departamento de Estado assume a gestão […]

todayJulho 2, 2025 67

0%
donut_large