CANAL A - Destaque

Administradores de 21 municípios de Angola participam em Portugal de uma formação sobre Desconcentração e Descentralização dos Serviços Públicos, numa iniciativa do MAT

todayJunho 30, 2025 241

Background
share close

O Ministério da Administração do Território, no âmbito da nova Divisão Político-Administrativa, promove, desde esta segunda-feira, 30 de junho, em parceria com o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal, uma formação sobre Desconcentração e Descentralização dos Serviços Públicos, destinada aos Administradores Municipais.

A acção de capacitação, que vai até 10 de julho, é financiada no âmbito do Projecto Njila e tem como objectivo reforçar os conhecimentos e as capacidades técnicas dos responsáveis pela gestão dos municípios.

Tornar a governação mais próxima, transparente e eficiente, permitindo que os municípios ofereçam serviços de maior qualidade aos cidadãos, é outro objectivo da formação.

Durante a formação, serão abordados temas ligados à Gestão Pública, Organização do Estado, Urbanismo e Gestão de Recursos, Políticas Públicas e Participação do Cidadão, Gestão Estratégica e Liderança, bem como Ordenamento do Território e Sustentabilidade.

A formação enquadra-se ainda no processo de implementação do Eixo 2 do Cronograma de Implementação da Divisão Político-Administrativa, referente ao Capital Humano, que, entre outros objectivos, prevê identificar as necessidades de formação do capital humano e elaborar um programa de formação alicerçado no Plano de Desenvolvimento do Capital Humano.

Participam da formação os seguintes administradores municipais:
Luanda: Maianga, Cazenga e Talatona

Bengo: Panguila

Lunda Norte: Dundo

Cuanza Sul: Sumbe e Quibala

Namibe: Moçâmedes

Cuanza Norte: Cambambe

Zaire: Soyo

Cubango: Calai

Lunda Sul: Dala

Benguela: Baía Farta

Cunene: Cahama

Huambo: Caála

Bié: Cuito e Catabola

Malanje: Cangandala

Moxico Leste: Macondo

Uíge: Uíge

Icolo e Bengo: Quissama

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Países adoptam “Compromisso de Sevilha” para relançar financiamento ao desenvolvimento

Mais de 190 países membros das Nações Unidas adoptaram hoje formalmente o documento "Compromisso de Sevilha", que pretende criar uma nova arquitectura para a cooperação internacional e o financiamento para o desenvolvimento, que enfrenta cortes e défices de biliões. O documento, de 68 páginas, foi hoje formalmente adoptado no arranque da 4.ª Conferência Internacional sobre Financiamento ao Desenvolvimento (FFD4) da ONU, que decorre em Sevilha, Espanha, até quinta-feira. A sessão […]

todayJunho 30, 2025 19

0%
donut_large