
A Comissão Política da UNITA reuniu-se neste sábado, 24 de Maio, no Complexo Sovsmo, em Viana, sob orientação do presidente Adalberto Costa Júnior, para analisar a situação do país e preparar o futuro do partido. No encontro, foi aprovada a convocação do XIV Congresso Ordinário da UNITA para a segunda quinzena de Novembro de 2025, com a definição do número de delegados para garantir ampla representatividade nacional.
Sob o lema “Para a Alternância do Poder: Disciplina, Lealdade e Coesão”, a UNITA manifestou forte preocupação com o agravamento da crise política, económica e social em Angola, apontando a inflação, o desemprego, a interferência no sistema judicial e a exclusão da sociedade civil como sinais de deterioração do Estado Democrático de Direito.
O partido saúda o recente encontro entre o Chefe de Estado e o seu presidente, classificando-o como um passo positivo para a construção de pontes e promoção do diálogo político no país.
A Comissão Política denunciou também ataques sistemáticos à liderança da UNITA e a exclusão do partido dos meios de comunicação públicos, reafirmando apoio a Adalberto Costa Júnior. Além disso, manifestou solidariedade às vítimas da cólera e aos trabalhadores afectados pelo incêndio na plataforma petrolífera BBLT, em Cabinda.