O município do Tombwa, na província do Namibe, é actualmente o epicentro da cólera em Angola, com uma média de mais de 50 novos casos diários ao longo desta semana. Somente nesta sexta-feira, 23 de maio, foram registados 103 novos casos na província, dos quais mais de 70 ocorreram no município do Tombwa, resultando em dois óbitos.
De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde do Namibe, Coríntios Miguel, desde o mês de março, altura em que foram diagnosticados os primeiros dois casos no município da Lucira, já foram contabilizados mais de mil casos e 75 mortes associadas à doença.
Com o objectivo de reforçar as equipas de resposta e conter a propagação da cólera, o Secretário de Estado para a Saúde Pública, Pinto de Sousa, chegou ao Namibe nesta sexta-feira. O responsável está a coordenar, no terreno, todas as acções destinadas ao combate e à interrupção da cadeia de transmissão da doença.
À sua chegada, Pinto de Sousa sublinhou a necessidade de intensificar o reassentamento das populações que vivem em zonas de risco, especialmente nas comunidades piscatórias, onde o risco de contágio é mais elevado. O governante anunciou ainda que vacinas deverão chegar na próxima semana, com prioridade para as zonas de maior risco.
Os novos aglomerados populacionais formados por pescadores ao longo da orla marítima têm sido identificados como os principais focos de transmissão da cólera.
Por: Elias Guito