O Embaixador da República de Angola na República do Chile, Azevedo Xavier Francisco, apresentou, nesta segunda-feira, 19 de maio, as Cartas Figuradas ao Director-Geral do Protocolo do Ministério das Relações Exteriores chileno, Embaixador Christian Hodges Nugent.
Durante o encontro, realizado na sede da chancelaria chilena, os diplomatas trocaram impressões sobre o histórico da cooperação bilateral, com especial ênfase para o sector do petróleo, que já desempenhou papel estratégico nas relações entre os dois países.
As partes manifestaram interesse em reactivar esta e outras áreas de colaboração. A conversa também incluiu uma análise sobre a implementação do Plano de Acção Conjunto Angola-Chile, assinado em Luanda em 26 de setembro de 2014, e a identificação de novas áreas com potencial de cooperação futura.
À margem da cerimônia, o diplomata angolano reuniu-se com o Embaixador Carlos Morán León, director da Divisão do Médio Oriente e África, e com o director executivo da Agência Chilena de Cooperação para o Desenvolvimento, Enrique Farrill Julien. Ambas as reuniões tiveram como foco o reforço da cooperação bilateral, destacando-se a confirmação da concessão das Bolsas Nelson Mandela a estudantes angolanos, ainda durante o mês de maio.
Também foram discutidas propostas de acordos submetidas pela parte angolana em janeiro de 2025, entre elas o Acordo sobre Supressão de Vistos para Passaportes Diplomáticos e de Serviço e o Memorando de Entendimento sobre o Mecanismo de Consultas Políticas entre os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.
Angola e Chile mantêm relações diplomáticas desde 19 de julho de 1990, sendo reconhecida a necessidade de impulsionar a cooperação bilateral para explorar melhor as potencialidades existentes em diversas áreas de interesse comum.