A família do ex-Presidente do Gabão, Ali Bongo, foi libertada e chegou a Luanda no final da noite desta quinta-feira, 15 de maio, na sequência da intervenção diplomática do Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço.
A libertação ocorreu após diligências junto do Presidente do Gabão, Brice Oligui Nguema, no quadro de esforços regionais para promover a estabilidade e a reconciliação no país da África Central.
A família Bongo esteve no centro do poder no Gabão durante 55 anos. Ali Bongo assumiu a presidência em 2009, após a morte do seu pai, Omar Bongo, que governava desde 1967, um país pequeno, rico em petróleo.
No entanto, a 30 de agosto de 2023, os militares tomaram o poder horas depois da proclamação da vitória de Ali Bongo nas eleições presidenciais, cuja transparência foi amplamente contestada pela oposição e pela própria junta militar.
Após o golpe, Ali Bongo foi colocado em prisão domiciliária por alegada alta traição contra as instituições do Estado e desvio massivo de fundos públicos. Outros membros da sua família foram igualmente detidos. O ex-Presidente acabaria por ser libertado em outubro, alegadamente por motivos de saúde.