
Teve início hoje a 6.ª edição da Semana Mundial da Língua Portuguesa, que decorre até 10 de maio, sob o lema “Língua Portuguesa, um oceano de culturas, um mundo de possibilidades”. A cerimónia de abertura foi presidida pela ministra da Educação, Luísa Grilo, e contou com a presença do ministro da Cultura, Filipe Zau, e da secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.
Na sua intervenção, Luísa Grilo destacou as variações linguísticas do português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), salientando o exemplo de Angola, onde o idioma é enriquecido pela influência das línguas nacionais.
Por sua vez, Esmeralda Mendonça sublinhou o valor simbólico da língua portuguesa como expressão de identidade, cultura e união entre os povos lusófonos. A diplomata realçou ainda o contributo da língua para a história da humanidade, tanto pelo registo dos feitos dos seus falantes como pela sua influência noutros idiomas e pelo seu papel na promoção do diálogo entre nações.
“O nosso idioma, como uma das principais línguas de comunicação internacional, tem contribuído cada vez mais para a busca de consensos, a promoção da paz e da harmonia, a cooperação e a solidariedade, não só entre os Estados Membros da CPLP, mas também a nível global”, afirmou.
O Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, que coincide com o Dia Mundial da Língua Portuguesa, é celebrado a 5 de maio. A data foi instituída pela UNESCO em reconhecimento à importância da língua portuguesa, falada em quatro dos seis continentes.