O Presidente da República, João Lourenço, efectua neste sábado e domingo, 3 e 4 de maio, uma visita de Estado à Índia, a convite das autoridades do país asiático.
O Chefe de Estado angolano, que chegou à capital indiana, Nova Deli, na manhã desta sexta-feira, tem previstos encontros com a Presidente Draupadi Murmu e com o Chefe do Governo indiano, o Primeiro-Ministro Narendra Modi.
À chegada ao local que servirá de residência oficial do Presidente da República e da delegação, João Lourenço e Ana Dias Lourenço foram acolhidos com a tradicional hospitalidade indiana, que incluiu cânticos, a conhecida pintura na testa e flores frescas para a Primeira-Dama da República.
O programa da visita inicia-se no sábado de manhã com uma homenagem a Mahatma Gandhi, com uma deslocação do Presidente João Lourenço ao seu memorial, onde, além de depositar uma coroa de flores, vai assinar o livro de honra.
Outro ponto alto da visita de Estado à Índia será o Fórum de Negócios, no domingo, que vai reunir empresários dos dois países, cuja abertura será orientada pelo Presidente João Lourenço.
Angola tem grande interesse em desenvolver e aprofundar as relações de cooperação com este país asiático, conhecido pelo seu poderio em áreas como as ciências e a tecnologia, a medicina, a agricultura e o comércio.