
A Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, defendeu esta quarta-feira, na Namíbia, que os parlamentares da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) devem incentivar os governos da região a adotarem estratégias comuns face aos desafios globais relacionados com as tarifas comerciais, com vista à continuidade dos programas de combate às grandes endemias e à promoção do bem-estar das populações.
Durante uma audiência com a Presidente da República da Namíbia, Netumbo Nandi Ndaitwah, em representação dos presidentes dos parlamentos membros do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da SADC, Carolina Cerqueira destacou a maturidade dos países membros nos debates realizados ao longo de três dias. As discussões, segundo a dirigente, centraram-se na integração económica e política da região.
A líder do parlamento angolano sublinhou a importância do reforço da cooperação económica entre os Estados da SADC para enfrentar os riscos dos mercados instáveis, agravados pela crise económica global e pelas políticas tarifárias impostas pelos Estados Unidos.
Carolina Cerqueira destacou ainda que os países da região estão comprometidos com a diversificação económica, através da industrialização com base nos recursos naturais locais como minérios, terras raras, energia e água, além do aproveitamento do potencial da juventude africana.
O combate ao desemprego juvenil foi apontado como uma prioridade comum, com a industrialização dos produtos nacionais a surgir como solução viável para a criação de mais postos de trabalho para os jovens.
“Temos recursos naturais como água, energia e minerais que podem alavancar as nossas economias”, afirmou a Presidente da Assembleia Nacional, que aproveitou para enaltecer o facto de oito mulheres estarem atualmente à frente dos parlamentos nos países da SADC, o que representa uma inspiração para as jovens mulheres da região.
Carolina Cerqueira reafirmou ainda o compromisso com a proteção das meninas, defendendo medidas contra o casamento e a gravidez precoces, como forma de garantir melhores oportunidades para essa camada da população.
Por sua vez, a Presidente da República da Namíbia, Netumbo Nandi Ndaitwah, manifestou satisfação com o trabalho dos parlamentares da SADC e incentivou-os a continuar a lutar pela melhoria das condições de vida das populações.
No âmbito da visita, Carolina Cerqueira reuniu-se com a Presidente do Parlamento da Namíbia, Saara Amadila, a quem convidou para visitar Angola em breve. O encontro serviu para reforçar os laços de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.
Durante a manhã, a Comissão Executiva do Fórum Parlamentar da SADC discutiu questões financeiras e administrativas. A delegação angolana presente em Windhoek inclui ainda os deputados Pedro Sebastião, Domingos Massokolo e altos funcionários da Assembleia Nacional.