
O Presidente da República , João Lourenço, endereçou uma mensagem de condolências ao Colégio Cardinalício, na pessoa do seu Decano, Sua Eminência Giovanni Battista Re, pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, ocorrido hoje na Cidade do Vaticano.
Na sua nota, o Chefe de Estado expressa “dor e tristeza” pela perda do Sumo Pontífice, que considera “um duro golpe para o mundo” e uma perda inestimável para os católicos, destacando o legado do Papa Francisco como um líder que se destacou pelo seu compromisso com a paz, justiça social e defesa dos mais desfavorecidos.
“Durante o Seu Pontificado, soube ser um intérprete sagaz das inquietações do mundo moderno”, afirma João Lourenço, sublinhando também as “posições corajosas” tomadas pelo Papa, que, segundo o Presidente, contribuíram para uma maior abertura e adaptação da Igreja Católica aos desafios contemporâneos, incluindo a diversidade no seu seio.
Em nome do Executivo Angolano e em seu próprio nome, o Presidente João Lourenço apresentou “as mais sentidas condolências” ao Estado do Vaticano e aos fiéis católicos de todo o mundo, reiterando a sua solidariedade neste momento de dor e luto global.