A Rádio Nacional de Angola destacou-se na 3.ª edição do Prémio CATOCA de Jornalismo, ao vencer em duas categorias do prémio, nomeadamente: Vânia Varela, que venceu na categoria de Melhor Locutor, enquanto José Alberto Sucar, da Rádio Ngola Yetu, e Adriano Muyamba, da Rádio Nacional de Angola na Lunda Norte, partilharam o prémio na categoria de Jornalismo em Línguas Nacionais.
O jornalista da Televisão Pública de Angola, Hermenegildo Olga, é o grande vencedor do Prémio CATOCA de Jornalismo, através de uma entrevista com o Arcebispo de Saurimo e Presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba, emitida na TPA no dia 4 de abril de 2025, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional.
O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 17 de abril, durante a cerimónia realizada no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, por ocasião das jornadas alusivas às celebrações do Dia do Trabalhador Mineiro Angolano.
Ainda durante a cerimónia, 25 profissionais da classe jornalística foram homenageados a título póstumo, entre os quais os jornalistas da Rádio Nacional de Angola: Alves António, Manuel Esperança, António Muachilela, Abel Abraão e Silva Júnior.
O acto foi prestigiado pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, acompanhado pelo Ministro da Cultura, Filipe Zau, o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, o PCA da Endiama; representantes da Catoca, entre outras entidades. Jornalista Adriano Belmiro. Clique no áudio e ouça:
Para o presidente do júri, Pedro Miguel, a organização do Prémio CATOCA de Jornalismo é um exemplo do incentivo de que os jornalistas angolanos precisam para exercer as suas actividades com o maior profissionalismo possível. Clique no áudio e ouça: