
A saúde materna, neo-natal e infantil na África central e Ocidental foi o tema desta quinta-feira de mais um webinar, promovido pela Rede Africana de jornalistas para a promoção da saúde e meio ambiente, Remapsen.
Realizado em parceria com o fundo das nações unidas para infância, o encontro virtual visou promover uma análise profunda sobre os desafios da região no que toca a saúde materna, infantil e neo-natal, bem como apresentar ideias inovadoras que podem ajudar a melhorar a saúde das mães, recém-nascidos e crianças na parte Central e Ocidental de África.
Os participantes ao evento defenderam na ocasião, a necessidade de África continuar a trabalhar para a criação de sistemas de saúde mais robustos, eficazes, e que ajudem a reduzir significativamente as mortes maternas, neonatais e infantis no continente.
Durante a sua intervenção, o presidente da REMAPSEN, Bamba Youssouf destacou a necessidade de todos contribuírem, rumo a um sistema de saúde que corresponda as necessidades e expectativas da região central e ocidental do continente berço da humanidade.
Bamba Youssouf encorajou os governos a intensificarem os esforços para a criação de políticas públicas sustentáveis, que levem a melhoria dos serviços de saúde na região.
Participaram no evento, mais de 70 jornalistas de países como a República Democrática do Congo, Togo, São Tome e Príncipe, Senegal, Mali, Tchad, Borquina Fasso, Benim e Angola.
Além dos órgãos de imprensa foram convidados ao encontro virtual, profissionais de saúde, representantes do governo e parceiros sociais ligados a promoção do bem-estar da população em situação de vulnerabilidade.