As comemorações dos 50 anos da Independência Nacional foi um dos temas abordados pelo Presidente da República por ocasião da mensagem de fim de ano.
Segundo João Lourenço, “dentro de dias entraremos em 2025, ano em que Angola e os angolanos comemoram os 50 anos da nossa Independência Nacional, acontecimento de importância relevante na nossa história de luta contra a colonização, a escravatura e a dominação estrangeira, na nossa história de construção de um país soberano, livre e independente”.
O Chefe de Estado recordou que “foi concebido um amplo programa de comemorações, que terá a participação de todos os angolanos, que compreende todo o tipo de actividades políticas, culturais, académicas, científicas, desportivas, religiosas, inaugurações, condecorações de cidadãos, que nesse período se distinguiram em vários domínios da vida nacional”.
Na mensagem, o Presidente anunciou que “no quadro do quinquagésimo aniversário da Independência Nacional, nos próximos dias vou assinar o Decreto Presidencial que indulta um certo número de cidadãos condenados e que cumprem penas nos estabelecimentos prisionais, acto que voltará a acontecer ao longo do ano em datas a determinar”.