Comemorou-se nesta segunda-feira o 49º aniversário da independência nacional. Foi a 11 de Novembro de 1975, que Angola se tornou independente. Na mesma data, todavia, em ano diferente, a Rádio Cinco, canal desportivo da Rádio Nacional de Angola, completou 29 anos de existência. Foi a 11 de Novembro de 1995, que foi fundado o canal especializado para o desporto, idealizado pelo trio de jornalistas Arlindo Macedo, Manuel Rabelais e Humberto Jorge. Várias são as mensagens que a redação recebeu com realce para o do Ministério da Juventude e Desporto, através do seu titular Rui Falcão:
É com grande satisfação que saúdo em nome do Ministério da Juventude e Desportos, os profissionais da Rádio 5 de todo o país, por ocasião dos 29 anos de existência deste Canal Desportivo da Rádio Nacional de Angola. Com a sua criação a 11 de Novembro de 1995, a Rádio 5 tornou-se naquela altura, no primeiro veículo de informação desportiva em Angola e tem sido de lá para cá um grande parceiro para o desenvolvimento e promoção do desporto angolano no país e além fronteiras. Este aniversário, representa quase 3 décadas de compromisso com uma comunicação social credível e responsável virada para o desporto, superando vários desafios com resiliência e profissionalismo, qualidades que estão na base da vossa trajetória exemplar, facto que inspira os jovens e desportistas do nosso país. Bem haja Rádio 5. Nelson Ventura, que já foi Director da Rádio 5, é um dos pioneiros desta casa de Rádio. Clique, no link abaixo e ouça:
Mário Rosa de Almeida, analista para a política desportiva também viveu o momento da criação da Rádio 5. Clique, no link abaixo e ouça: