CANAL A - Destaque

“Czar das fronteiras”. Donald Trump escolhe Tom Homan para controlar imigração

todayNovembro 11, 2024 71

Background
share close

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no domingo a escolha de Tom Homan, ex-diretor interino agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE), para responsável máximo pelas fronteiras do país.

“Tenho o prazer de anunciar que o antigo diretor do ICE e defensor do controlo das fronteiras, Tom Homan, vai integrar a Administração Trump como responsável pelas fronteiras da nossa nação (“O Czar das Fronteiras”), incluindo a fronteira sul, a fronteira norte, toda a segurança marítima e aérea”, escreveu Trump na sua rede Truth Social.

“Conheço o Tom há muito tempo e não há ninguém melhor para policiar e controlar as nossas fronteiras. Tom Homan será também responsável por todas as deportações de estrangeiros ilegais para os seus países de origem. Parabéns ao Tom. Não tenho dúvidas de que fará um trabalho fantástico e há muito esperado”, acrescentou.

Homan foi diretor interino da agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira (ICE, na sigla em inglês) entre janeiro de 2017 e junho de 2018.
Agora, para além do novo cargo já anunciado, é também um forte candidato ao cargo de secretário de Segurança Interna. Trump prometeu lançar, no primeiro dia do segundo mandato, a maior operação de deportação de migrantes ilegais da história dos Estados Unidos.

Donald Trump fez do combate à imigração ilegal a principal bandeira da sua campanha, prometendo deportações em massa. Durante os últimos meses, o republicano elogiou frequentemente Homan e este demonstrou, por sua vez, o seu apoio ao então candidato.

A nomeação de Homan não carece de confirmação do Senado, a câmara alta do Parlamento dos Estados Unidos.
O presidente eleito tem estado a reunir-se com potenciais candidatos para servir na sua Administração antes da tomada de posse como presidente, a 20 de janeiro.

Editor: Gabriel Veloso

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Anthony Blinken afirma que a parceria estratégica entre Angola e os EUA tem sido “excepcional”

O Secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, felicitou Angola pelos 49 anos de independência. Numa mensagem publicada hoje, Blinken considera que o crescimento da parceria estratégica entre Angola e os Estados Unidos ao longo dos últimos anos tem sido “excepcional”. “Expandimos o comércio e o investimento, aumentámos a nossa cooperação em matéria de segurança, baseámo-nos nos nossos já fortes esforços de colaboração nos cuidados de saúde e reforçámos a nossa […]

todayNovembro 11, 2024 63

0%
donut_large