O Presidente da República, João Lourenço, manifestou pesar pelo número avultado de mortos e feridos que se registou em consequência das inundações ocorridas em Valência, Espanha.
Em mensagem enviada ao Rei de Espanha, o Presidente angolano escreve que “em nome do Executivo angolano e no meu próprio, diante deste nefasto acontecimento, apresento a Vossa Majestade e às famílias das vítimas, a indefectível solidariedade e as mais sentidas condolências nesta hora difícil para as populações da comunidade de Valência”.
João Lourenço dirige-se ao Rei Filipe VI manifestando “a expressão dos meus sentimentos de simpatia e amizade”.
O mais recente balanço das consequências provocadas pela tempestade que se abateu sobre a Espanha aponta para 205 mortos.
Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, no leste do país, estão desde terça-feira sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em espanhol e como DINA em português.
O fenómeno causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos de Espanha, sobretudo na costa do Mediterrâneo, provocando prejuízos avultados.