A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, abordou esta sexta-feira, em Luanda, com o embaixador da Polónia em Angola, Jean Pawelec, aspectos ligados ao reforço das relações parlamentares entre os dois países.
À saída da audiência, o diplomata polaco disse à imprensa ter discutido, com a líder da “Casa das Leis”, formas de poder desenvolver e fortalecer, cada vez mais, as relações, sobretudo com o estabelecimento de contactos directos entre os parlamentos.
Embora o encontro que considerou de cortesia tenha dado primazia a questões parlamentares, o embaixador referiu existirem várias áreas em que se possa desenvolver as relações, tendo adiantado que o seu país está a pensar em estabelecer ligação nas energias verdes e na agricultura.
Jean Pawelec, que não avançou mais dados relativos a esta pretenção, falou igualmente da possibilidade de cooperação entre as comunidades empresariais, bem como em matéria de políticas público-administrativas.
Segundo o diplomata, há uma boa base para que os desígnios no incremento das relações possam se concretizar.
“Como é sabido, a Polónia foi um dos primeiros paises a reconhecer a independencia de Angola e logo a seguir, em 1976, abrimos a nossa embaixada em Angola. Portanto, nós temos boa relação e acreditamos que no futuro podemos ter melhor”, disse.
Considerou existir pouca actividade comercial polaca em Angola, mas com uma presença significativa no sector da construção.