CANAL A - Destaque

Participantes ao Quarto Fórum BIC-RNA na cidade do Huambo, são unânimes em afirmar que o país tem condições para desenvolver o agro-negócios

todayAbril 12, 2024 44

Background
share close

O Fórum uma iniciativa das duas instituições angolanos, permitiu fazer uma abordagem profundo sobre os pontos fortes e fracos do agronegócio em Angola e apontar caminhos para o aumento da produção interna e consequentemente diversificação da economia nacional

Subdividido em seis temas, o certame cujo Acto de abertura foi presidido pelo vice governador do Huambo para o Sector Político Social e Económico Angelino Elavoco em representação da governadora Lotti Nolica, procedeu a uma discussão exaustiva dos factores de estrangulamento do fomento do agronegócio.

O mau estado das vias de acesso as áreas de maior produção, a dificuldade no acesso aos factores de produção, assim como do crédito junto da Banca, conformam o leque de preocupações apresentadas pelos mais de trezentos participantes.

Acadêmicos, empresários agrícolas, representantes de cooperativas, estudantes entre outros convidados, participaram desta abordagem crítica que elencou a introdução de novas tecnologias, da ciência e do conhecimento para um agronegócio em Angola assente em padrões internacionais, com toda a sua cadeia funcional desde o acesso aos insumos, a produção, distribuí e comercialização.

No certame no administrador do Banco BIC Jorge Veiga ao falar sobre: ” O Papel da Banca e o Apoio às Iniciativas Empresariais” lamentou o Facto do Banco BIC ter financiado com um valor estimado em cerca de vinte e um mil milhões de kwanzas diversas solicitações de crédito e o Huambo viu apenas um projecto aprovado por reunir as condições e regras exigidas.

De acordo com o preletor a culpa não é do Banco mas sim dos promotores que não souberam apresentar um plano de viabilidade convivente.

Disse ainda na sua abordagem que os Bancos não são ” Casas da Misericórdia” e todos os projectos a serem financiados devem comportar um plano que permita o seu reembolso.

O quarto fórum BIC-RNA decorreu no auditório Gabriela Antunes do CEFOJOR- HBO sob o lema: O Agronegócio na Província do Huambo.

A província do Bié, aproveitou a oportunidade para falar da sua experiência na produção de grãos e cereais, por via do engenheiro Felisberto Capepula director do Gabinete Provincial da Agricultura.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Construídos mais de 160 hospitais em cinco anos

Cento e sessenta e oito (168) unidades sanitárias foram construídas, ampliadas, reabilitadas e apetrechadas com novas tecnologias, pelo Executivo angolano, no período de 2017 a 2023, informou esta sexta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta. Do total, 157 unidades sanitárias fazem parte do nível primário. Sílvia Lutucuta falou no Hospital Geral de Viana “Bispo Emílio de Carvalho", inaugurado hoje pelo Presidente da República, João Lourenço. Segundo a ministra, […]

todayAbril 12, 2024 191 1

0%
donut_large