Diplomatas, membros da diáspora e homens de cultura reuniram-se hoje em França para celebrar o dia de paz e da reconciliação nacional em Angola.
O evento decorreu no salão nobre da Embaixada de Angola em Paris e serviu pra assinalar os 22 anos de paz e estabilidade que o país tem vivido.
Na sua intervenção, a embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, destacou os esforços contínuos para preservar e fortalecer este bem essencial, enfatizando as palavras do Presidente da República, João Lourenço, sobre as conquistas alcançadas em todas as esferas da sociedade angolana.
A diplomata instou também todos os presentes a refletirem diariamente sobre a importância da paz, alcançada em 4 de abril de 2022 e a orgulharem-se por fazerem parte de uma Nação resiliente e em constante progresso.
O evento contou com a exibição de um vídeo produzido pela TPA – Televisão Pública de Angola- destacando as grandes realizações e avanços alcançados graças à paz, seguido de
um filme do cineasta angolano Baptista João, intitulado “Kizomba Sem Fronteiras”, que celebra a dança e a música Kizomba, uma expressão cultural de origem nacional e profundamente enraizada na identidade angolana que ganha agora espaço noutras paragens.
As celebrações culminaram com
Um momento de confraternização e networking, reforçando os laços de amizade e cooperação entre os participantes.