CANAL A - Destaque

Cimeira da UA. Lula da Silva abre portas em África

todayFevereiro 16, 2024 52

Background
share close


O presidente do Brasil, Lula da Silva, inicia esta sexta-feira uma visita à Etiópia, durante a qual discursará, no sábado, na sessão de abertura dos trabalhos da 37.ª Cimeira ordinária da União Africana (UA).

A presença de Lula da Silva na cimeira da UA visa vincar que o continente africano constitui uma prioridade do Brasil.

Proveniente do Egito, onde foi recebido na quinta-feira pelo seu homólogo, Abdelfatah al-Sisi, Lula da Silva tem agendados, na capital etíope, encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmmoud Abbas.

No seu discurso na abertura dos trabalhos da cimeira da UA, Lula da Silva vai vincar as convergências que tem com o continente africano, esplanadas também nas prioridades da presidência brasileira no G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo e em que a organização continental foi admitida como membro.

As prioridades da presidência brasileira para o seu mandato à frente do G20 são o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global, nomeadamente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, algo que tem vindo a ser defendido por Lula da Silva desde que tomou posse como presidente do Brasil, denunciando o défice de representatividade e legitimidade das principais organizações internacionais.

Nestas duas reuniões bilaterais, o conflito em Gaza estará em cima da mesa, sendo que Lula voltará a reforçar o apelo ao fim das hostilidades, à imediata libertação dos reféns por parte do Hamas e ainda a defesa de um Estado palestiniano economicamente viável.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Tribunal do Senegal considera ilegal adiamento de presidenciais

A mais alta autoridade eleitoral do Senegal anulou e declarou inconstitucional a decisão do governo de adiar para dezembro as eleições presidenciais de 25 de fevereiro, informou a agência de notícias Associated Press (AP). O Conselho Constitucional do Senegal anulou na quinta-feira o decreto assinado pelo presidente do país, Macky Sall, que previa o adiamento das eleições, de acordo com uma sentença aprovada por sete membros do órgão. A decisão […]

todayFevereiro 16, 2024 30 1

0%
donut_large