A segunda jornada da fase de grupos da Taça das Nações Africanas de futebol terminou ontem com três jogos, mas sem mais apurados para os oitavos de final além de Cabo Verde e Senegal.
No Grupo F, dois empates deixaram tudo na mesma, destacando-se o facto da Tanzânia ter desperdiçado oportunidade de ouro para o seu primeiro triunfo na história da competição, em três edições, permitindo 1-1 com a Zâmbia, que, em desvantagem, jogou com 10 atletas toda a segunda parte, depois da igualdade 1-1 entre Marrocos e a República Democrática do Congo.
Aos 11 minutos, Simon Msuva roubou uma bola no ataque e colocou a Tanzânia na frente, aos 44, o ‘capitão’ Rodrick Kabwe foi expulso e deixou a Zâmbia reduzida a 10, sendo redimido por Patson Daca, que, aos 88, se antecipou à defesa num canto e tirou a equipa do provisório último lugar.
Marrocos comanda com quatro pontos, RDC e Zâmbia, que na derradeira jornada defronta o líder, seguem-se com dois, enquanto a Tanzânia ficou com um.
Na ‘poule’ E, a África do Sul não teve problemas para golear a Namíbia, que na estreia tinha surpreendido a Tunísia (1-0), impondo-se por confortável 4-0.
O Mali lidera com quatro pontos, África do Sul e Namíbia, que vai defrontar o primeiro na derradeira ronda, partilham o segundo posto com três, enquanto a Tunísia tem somente um.
Até ao momento, há apenas duas equipas com assento garantido nos oitavos de final d CAN, nomeadamente Cabo Verde, que garantiu o primeiro lugar no Grupo B, e o Senegal, campeão em título, que comanda a ‘poule’ C.
Angola, que lidera o Grupo D com 4 pontos, vai decidir a sua sorte amanhã, a partir das 21 horas, quando defrontar o Burkina Faso.