Angola é um dos quatros países africanos que vão receber este mês a visita do Secretário de Estado norte-americano, Antony J. Blinken.
A viagem acontece entre os dias 21 e 26 de janeiro.
Além de Angola, o périplo de Blinken inclui Cabo-Verde, Côte D’Ivoire e Nigéria.
O anúncio foi feito hoje pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
Nas visitas, Antony J. Blinken vai destacar a forma como os Estados Unidos aceleraram a parceria EUA-África em áreas como o clima, a segurança alimentar e a segurança sanitária, de acordo com Departamento de Estado.
Blinken deverá salientar a parceria económica centrada no futuro e a forma como os Estados Unidos estão a investir ao nível das infraestruturas em África para dinamizar o comércio bilateral, criar empregos e ajudar África a competir no mercado global.
A visita será ainda marcada por temas como o respeito pelos direitos humanos, a promoção da democracia e a expansão do Estado de direito.
O secretário de Estado norte-americano pretende igualmente reafirmar o compromisso com os países da Costa da África Ocidental através de uma Estratégia para Prevenir Conflitos e Promover a Estabilidade, da parceria com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para fazer face aos desafios regionais, reduzir as tensões e adoptar soluções diplomáticas para o conflito no leste da República Democrática do Congo.