
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, afirmou que as negociações com os Estados Unidos para pôr fim à guerra prosseguem “sem interrupções”, através da mediação de países como o Paquistão e o Qatar. Segundo o chefe da diplomacia iraniana, Washington manifestou concordância com as condições do chamado “plano de sete dias”, proposto por Teerão para a reabertura do Estreito de Ormuz, embora pretenda acrescentar cláusulas adicionais ao entendimento.
A proposta iraniana prevê o levantamento do bloqueio naval e das sanções ao petróleo do país, o fim da guerra em todas as frentes e a libertação de fundos iranianos congelados no estrangeiro. De acordo com Araghchi, o Estreito de Ormuz deverá estar totalmente aberto no sexto dia de implementação do plano. O diplomata acrescentou que, após o cumprimento das condições acordadas, o Irão estará disponível para negociar outras questões com os Estados Unidos, com vista a alcançar um acordo definitivo.
O destino das reservas iranianas de urânio altamente enriquecido continua a ser um dos principais pontos de divergência entre Teerão e Washington. As autoridades iranianas rejeitam a retirada do material nuclear do território nacional, defendendo a sua diluição no próprio país, enquanto os Estados Unidos exigem a remoção das reservas. O principal negociador iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, reiterou que Teerão mantém as condições anteriormente apresentadas para o fim do conflito.