O cantor brasileiro Djavan cancelou a vinda a Angola para um espectáculo previsto para o dia 4 de Julho de 2026, por ocasião do 25.º aniversário da Unitel.
Num comunicado tornado público na sua página oficial do Facebook, a assessoria do músico sublinha que a decisão surge após uma avaliação criteriosa do actual contexto sanitário em algumas regiões do continente africano e das recomendações de monitorização emitidas por organismos internacionais de saúde. Foi tomada a decisão de não realizar a participação do artista Djavan no evento previsto para acontecer em Angola na data anunciada. A medida tem carácter exclusivamente preventivo e decorre da responsabilidade inerente à gestão de uma produção internacional que envolve um grande número de profissionais em constante deslocação entre diferentes países.
A nota sublinha ainda que se trata de uma decisão que não tem qualquer relação com Angola, país que não regista nenhuma situação que justifique preocupação específica.
Contactado pela Rádio Cultura Angola, Fernando Inácio Vasco Republicano, “Nino Republicano”, CEO da LS & Republicano, apesar de não querer gravar a entrevista, confirmou que a situação se deve aos surtos de Ebola e Mpox (varíola dos macacos), que afectam a República Democrática do Congo, e que tudo está a ser feito para que Djavan venha a Angola ainda este ano.
Com 77 anos de idade, Djavan é autor de várias canções de sucesso. Entre as suas músicas mais conhecidas destacam-se: “Sina”, “Flor de Lis”, “Lilás”, “Pétala”, “Se”, “Nem um Dia”, “Serrado”, “Eu Te Devoro”, “Oceano”, “Açaí”, “Samurai” e “Meu Bem Querer”.
A RDC está a ser afectada pelos surtos de Mpox (varíola dos macacos) e Ebola, este último em expansão, com centenas de casos e mais de uma centena de mortes.
Angola regista alguns casos de Mpox. As autoridades nacionais trabalham, nesta altura, no reforço das medidas de vigilância, rastreio de contactos e sensibilização comunitária.