CANAL A - Destaque

Desespero toma conta dos moradores da Centralidade Vida Pacífica, Zango Zero e Um há cinco dias sem energia

todayAbril 16, 2026 4561 9 4

Background
share close

Os moradores da Centralidade Vida Pacífica, bem como dos bairros Zango Zero e Zango Um, no município do Calumbo, província do Icolo e Bengo, vivem momentos de desespero devido à falta de energia eléctrica há já cinco dias.

A situação resulta de actos de vandalismo registados nas torres de alta tensão no último fim-de-semana, deixando milhares de famílias privadas do fornecimento regular de energia.

Apesar de os trabalhos de reposição estarem em curso, os moradores apelam a uma intervenção mais célere para a resolução do problema.

Na Centralidade Vida Pacífica, por exemplo, para além da ausência de energia eléctrica, regista-se igualmente a falta de água potável, uma vez que o abastecimento depende do fornecimento de energia. Como alternativa, os moradores são obrigados a comprar um bidão de 20 litros de água por valores entre 700 e 800 kwanzas.

A população manifesta ainda preocupação com a possibilidade de um surto de malária, tendo em conta que muitos moradores são forçados a dormir com as janelas abertas devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir durante a noite e madrugada.

Os prejuízos também são significativos, com vários moradores a relatarem a deterioração de bens alimentares, sobretudo produtos frescos, que acabam por ser deitados ao lixo. Há igualmente relatos de famílias que abandonam temporariamente as suas residências, procurando abrigo junto de familiares ou noutros locais, até à normalização da situação.

Entretanto, nesta quarta-feira, 15 de Abril, o Secretário de Estado da Energia, Arlindo Bota Carlos, deslocou-se ao local para constatar o andamento dos trabalhos de substituição das torres de alta tensão vandalizadas, acompanhado por membros dos Conselhos de Administração da ENDE e da RNT.

Após a visita às infra-estruturas já implantadas, o governante testemunhou o processo de lançamento dos cabos de alta tensão, tendo recebido garantias de que os trabalhos estarão concluídos e o fornecimento de energia eléctrica será restabelecido às famílias afectadas no prazo de 24 horas.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Governo reforça sistema de água em Benguela com 28,7 milhões dólares

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou uma adenda de 28,7 milhões de dólares para a reabilitação do sistema de água em Benguela, afetada pelas cheias. O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, afirmou que a medida vai permitir recuperar os sistemas atualmente fora de serviço e reforçar o abastecimento à população. Jornalista  Lourenço Kavanda. Clique no áudio abaixo e ouça

todayAbril 16, 2026 53 1

CONTACTOS

0%
donut_large