O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, presidiu esta segunda-feira, 16 de março, em Luanda, uma reunião da Task Force criada para acompanhar a situação dos cidadãos angolanos residentes no Médio Oriente, no contexto do actual quadro de segurança naquela região.
A reunião teve lugar na sede da diplomacia angolana, em cumprimento de um despacho de João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, que determina a constituição de uma comissão multissectorial para monitorizar a evolução da situação e assegurar a protecção e eventual evacuação de cidadãos angolanos que se encontram nos países afectados pela instabilidade regional.
Durante o encontro, os embaixadores de Angola acreditados em Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Qatar apresentaram informações actualizadas sobre a presença da comunidade angolana nos respectivos países, bem como sobre as medidas adoptadas pelas missões diplomáticas para garantir assistência consular e apoio para a evacuação.
As representações diplomáticas indicaram igualmente os mecanismos de contacto estabelecidos com as autoridades locais e parceiros diplomáticos, com vista a garantir as condições de segurança para os cidadãos angolanos e facilitar as operações de retirada.