
O presidente do MPLA, João Lourenço, considerou, este sábado, em Luanda, a Organização da Mulher Angolana (OMA) como um dos pilares históricos e estruturantes do partido, sublinhando o seu papel determinante no fortalecimento e projecção política do MPLA.
Ao discursar na abertura do 8.º Congresso Ordinário da OMA, que reúne mais de duas mil delegadas no Centro de Conferências de Belas, João Lourenço afirmou que é com as mulheres que o MPLA se fortalece, se prepara para o futuro e enfrenta os desafios políticos, económicos e sociais do país.
O líder do partido apelou para que a OMA continue a afirmar-se como uma força política activa na defesa da dignidade da mulher, no combate à violência baseada no género, na promoção da autonomia económica e no acesso à educação, à saúde, ao emprego digno e à participação efectiva nos centros de decisão.
João Lourenço sublinhou ainda que o país e o partido atravessam um momento político decisivo, marcado pela preparação do 9.º Congresso Ordinário do MPLA e pelo caminho para as eleições gerais de 2027, o que exige uma OMA mais mobilizadora, coesa e cada vez mais integrada na sociedade.
Segundo o presidente do MPLA, a victória do partido será, em grande medida, construída nos bairros, comunidades, mercados, igrejas, escolas e famílias, espaços onde a mulher exerce uma influência directa e determinante.