CANAL A - Informação

Enviado especial da União Africana chega quinta-feira a Bissau

todayFevereiro 18, 2026 11

Background
share close

O enviado especial da União Africana (UA) para a Guiné-Bissau, o ex-primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe Patrice Trovoada, chega quinta-feira a Bissau para uma visita oficial de dois dias, informou hoje o Governo guineense.

“A visita insere-se no quadro das consultas em curso com as autoridades nacionais”, refere-se numa nota de imprensa publicada nas redes sociais do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau.

Na nota indica-se que Patrice Trovoada manterá encontros de trabalho “com altas entidades do Estado”, bem como “com figuras da vida pública nacional”.

O enviado especial da UA é recebido, quinta-feira, às 11:00, pelo primeiro-ministro do Governo de transição, Ilídio Vieira Té.

Patrice Trovoada foi nomeado enviado especial da UA pelo presidente da comissão, Mahmoud Ali Youssouf, em 23 de janeiro, com o propósito de apoiar os esforços da organização para restaurar a ordem constitucional na Guiné-Bissau.

Mahmoud Ali Youssouf destacou que “as qualidades profissionais e pessoais” de Patrice Trovoada lhe dão “a confiança de que vai exercer o seu mandato eficazmente”.

A Guiné-Bissau está suspensa da UA desde o golpe de Estado de 26 de novembro de 2025, quando os militares tomaram o poder e foi interrompido o processo eleitoral para a escolha do novo Presidente da República e dos deputados da Assembleia Nacional Popular.

O país está a ser governado, desde então, por um Alto-Comando Militar, que nomeou Presidente da República de Transição o general Horta Inta-a.

O parlamento foi substituído por um Conselho Nacional de Transição que aprovou a revisão da Constituição, atribuindo mais poderes ao Presidente da República.

O Presidente em exercício convocou novas eleições gerais, presidenciais e legislativas, para 06 de dezembro.

As organizações internacionais de que a Guiné-Bissau faz parte têm exigido o regresso à normalidade constitucional com um período curto de transição e um Governo inclusivo em que estejam representadas as diferentes sensibilidades políticas do país.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) já enviou duas missões a Bissau, sem que sejam conhecidos resultados das mesmas.

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) agendou uma missão de alto nível ao país de 17 a 21 de fevereiro, mas a mesma foi cancelada depois de troca de acusações entre a Guiné-Bissau e Timor Leste, que tem temporariamente a presidência da organização.

No início deste mês, o Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, declarou que gostaria que o objetivo da nomeação de Patrice Trovoada como enviado especial da Comissão da União Africana à Guiné-Bissau fosse “para fortalecer o processo de paz” naquele país.

Vila Nova disse que “o Estado são-tomense não foi consultado” sobre a nomeação, por isso não tem nenhuma posição oficial a declarar, tendo, no entanto, sublinhado que a escolha de Trovoada foi feita pela comissão executiva da UA, que é um dos órgãos, e não pela própria organização.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

INE aponta mais de oito milhões de pessoas empregadas no país

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), referentes ao quarto trimestre de 2025, indicam que Angola conta com mais de oito milhões de pessoas empregadas. Segundo o INE, o inquérito não incluiu os cidadãos que exercem actividades por conta própria, uma vez que estes não contribuem directamente para os cofres do Estado, nomeadamente através do pagamento do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT) e de outros impostos. Para a […]

todayFevereiro 18, 2026 9

CONTACTOS

0%
donut_large