Agricultores do município da Bibala, província do Namibe, solicitam ao Governo a abertura de novas linhas de financiamento, para além do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário – FADA, com vista ao aumento dos níveis de produção alimentar, em alinhamento com as metas do Executivo de redução dos índices de importação de alimentos.
O camponês da comuna do Caitovo, Samuel Máquina, afirma necessitar de cerca de cinquenta milhões de kwanzas para explorar de forma mais eficiente os vinte hectares de terra que tem à sua disposição.
Por sua vez, Bernardo Aleluya, que investe na área da agro-pecuária na localidade da Cacanda, no município da Bibala, considera ser o momento oportuno para o Governo apostar no financiamento de pequenas indústrias transformadoras, de modo a reduzir os constrangimentos relacionados com o escoamento da produção.
Entretanto, o director do Gabinete
Provincial do Desenvolvimento
Económico Integrado, Jandor Eduardo, que falava no acto de encerramento das festividades alusivas aos 114 anos de existência da vila da Bibala, celebradas neste domingo, 1 de Fevereiro, assegurou que o Governo continuará a investir para o melhor aproveitamento das potencialidades locais.
Por: Elias Guito