CANAL A - Destaque

Entregue dossier de candidatura da Estação de Arte Rupestre de Tchitundu-Hulu à Património Mundial da UNESCO

todayJaneiro 31, 2026 14

Background
share close

A Embaixadora Maria Cândida Pereira Teixeira, Delegada Permanente de Angola junto da UNESCO, procedeu, esta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, em Paris, à entrega oficial do dossier de candidatura da Estação de Arte Rupestre de Tchitundu-Hulu à Lista do Património Mundial.

O sítio está localizado no município do Virei, a cerca de 137 quilómetros a leste da cidade de Moçâmedes.

O dossier, elaborado por peritos nacionais sob coordenação do Ministério da Cultura, foi entregue ao Director do Centro do Património Mundial da UNESCO, Lazare Assomo, para efeitos de avaliação.

Caso seja aprovado, o sítio arqueológico de Tchitundu-Hulu poderá integrar a Lista do Património Mundial da UNESCO, tornando-se o segundo bem cultural angolano inscrito, depois da cidade histórica de Mbanza Congo, antiga capital do Reino do Congo.

A estação arqueológica de Tchitundu-Hulu tem uma antiguidade estimada em mais de quatro mil anos e é considerada o ponto de partida das artes rupestres em África, cujo desenvolvimento inicial se registou na província do Namibe.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Jéssica Mohala vence quinta edição do Prémio de investigação científica no sector do seguro

A Agência Reguladora e Supervisão e Seguros realizou, em Luanda, a quinta edição do Prémio Fernando Aguiar, que visa incentivar a investigação científica no sector do seguro. Segundo a Presidente do Conselho de Administração da ARSEG Filomena Manjata, a iniciativa pretende promover estudos académicos com impacto prático para o desenvolvimento do mercado de seguros em Angola. Clique no audio abaixo e ouça: E a vencedora desta edição, Jéssica Mohala, explicou […]

todayJaneiro 31, 2026 19

0%
donut_large