C.Internacional - Destaque

Governo moçambicano anuncia resgate de 20 mil pessoas das cheias que afectam o país do índico

todayJaneiro 25, 2026 10

Background
share close

O Governo moçambicano anunciou, este sábado, que quase 20 mil pessoas foram resgatadas, nas províncias de Maputo e Gaza, devido às cheias, em operações que envolvem 44 embarcações e pelo menos 14 meios aéreos. De acordo com o porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, até ao dia de hoje foram “resgatadas” 19.254 pessoas, sitiadas pela subida das águas, sendo 11.693 na província de Maputo e 7.561 na província de Gaza, sul de Moçambique, operações coordenadas pela Unaproc, Unidade Nacional de Protecção Civi das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Acrescentou que as ações de salvamento “contam ainda com a presença de bombeiros de resgate e salvamento que trabalham 24 horas por dia”, além de 160 voluntários da Cruz Vermelha e de outras organizações “alocados aos diversos centros de acolhimento e acomodação”.

As cheias em Moçambique já afetaram 651.843 pessoas desde 7 de janeiro, com 12 mortos e 95.870 cidadãos em centros de abrigo, segundo o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).

Editor: António Augusto

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Marcelina António Cassule da província de Malanje vence Prémio Nacional Mulher de Mérito

A cidadão Marcelina António Cassule, da província de Malanje, Município do Quéssua é a grande vencedora do Prémio Nacional Mulher de Mérito, na Categoria Agricultura. O Prémio Nacional de Mulheres de Mérito é organizado pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e tem como objectivo reconhecer, de forma pública, várias mulheres angolanas que se destacaram nos diversos domínios do desenvolvimento da sociedade. Clique no áudio abaixo e […]

todayJaneiro 25, 2026 9 2

0%
donut_large