C.Internacional - Destaque

Estados Unidos da América retiram-se da OMS e recusam pagar 221 milhões de dólares em contribuições

todayJaneiro 23, 2026 40

Background
share close

O governo norte-americano anunciou que os Estados Unidos se retiraram oficialmente da Organização Mundial da Saúde – OMS, recusando pagar contribuições pendentes superiores a 260 milhões de dólares.

Um funcionário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos sublinhou hoje à imprensa que os Estados Unidos pagaram até 25% do orçamento da OMS, sem que a organização tenha tido um director-geral norte-americano, e alegou que a própria agência privilegiava outros países que contribuíam menos.

A saída norte-americana tem levantado preocupações em matéria de cooperação global na saúde, sobretudo face a futuras pandemias.

Quando a OMS foi fundada, em 1948, Washington aderiu através de uma resolução conjunta do Congresso que estipulava que o país, ao contrário de outros membros, manteria o direito de se retirar da agência.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Actos de indisciplina nas Forças Armadas Angolanas poderão resultar na despromoção de oficiais no activo ou na reforma

A proposta de lei das carreiras militares, aprovada esta quinta-feira, 22 de janeiro, na generalidade, prevê a despromoção dos efectivos das FAA, tanto no activo como na reforma, que cometerem actos de indisciplina. O diploma estabelece mecanismos de responsabilização disciplinar com o objectivo de reforçar a hierarquia, a disciplina e a ética militar no seio das FAA. Para o secretário de Estado da Defesa, José Maria Lima, as medidas disciplinares […]

todayJaneiro 23, 2026 101 2

0%
donut_large