C.Internacional - Destaque

Donald Trump diz que planos de execução de manifestantes no Irão foram interrompidos. António guterres considera horriveis número de execuções já feitas

todayJaneiro 15, 2026 9

Background
share close

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que foi informado “por fontes fidedignas” de que os planos de execuções de manifestantes no Irão foram interrompidos, apesar de Teerão sugerir o contrário. Donald Trump disse que não há qualquer plano para execuções, nem uma execução, nem execuções – isso foi-me informado por fontes fidedignas.

Entretanto, antes, o chefe do poder judicial iraniano sugeriu que os manifestantes detidos nos protestos das últimas semanas no país serão sujeitos a julgamentos sumários e execuções, tratamento que o Presidente norte-americano ameaçou levar a retaliações.

Já o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres considerou hoje que, apesar de a organização não possuir um número oficial de mortos durante os protestos no Irão, os dados  divulgados de milhares de vítimas “são horríveis”.

Em conferência de imprensa, o porta-voz de António Guterres afirmou que a ONU está “profundamente preocupada” com a situação no Irão depois de ter tido acesso a imagens de manifestantes mortos e da violência durante os protestos antigovernamentais iniciados em 28 de dezembro em Teerão.

 

Editor: António Augusto

Rate it

Notícias

0%
donut_large