
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República avançou, em exclusivo à RNA, que está em curso o processo de transferência da Brigada de Desminagem afecta à Casa Militar para o Ministério da Defesa Nacional.
O Ministro de Estado Francisco Pereira Furtado sublinhou que a Brigada deixou marcas no processo de desminagem, ao tornar livres de minas um número assinalável de hectares de terra.
O general do Exército na reserva, Francisco Pereira Furtado, disse que o processo de transferência da Brigada de Desminagem da Casa Militar para o Ministério da Defesa pode ficar concluído nos próximos três meses. Clique no áudio e ouça:
O ministro de Estado Francisco Pereira Furtado deu conta de que a desminagem em Angola regista bons resultados e citou o caso das actuais províncias do Cuando e Cubango, antes consideradas das mais contaminadas, mas que, em resultado do intenso trabalho desenvolvido, são hoje regiões onde o fenómeno conheceu uma redução considerável. Clique no áudio e ouça:
Nesta altura, o Ministério da Defesa Nacional assume a coordenação do processo de desminagem em Angola.
O ministro de Estado Francisco Pereira Furtado afirmou que Angola volta, em 2027, ao crivo da avaliação internacional sobre o estágio de contaminação por minas. Por essa razão, o Governo intensifica o trabalho até lá, com o objectivo de ver o país livre de minas. Clique no áudio e ouça:
O ministro de Estado Francisco Pereira Furtado disse que, como resultado do trabalho de desminagem, caiu por terra a narrativa internacional de que, em Angola, existia uma mina para cada um dos seus habitantes.
Francisco Pereira Furtado destacou ainda o trabalho de desminagem realizado até ao momento, sublinhando que, por exemplo, na província do Cuando, os resultados já se reflectem na implementação de projectos estruturantes. Clique no áudio e ouça: