CANAL A - Destaque

Situação no Leste da RDC: Presidente da República de Angola e da União Africana lança apelo ao cessar-fogo imediato e à cessação de todas as hostilidades

todayJaneiro 8, 2026 71 1

Background
share close

O Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço, emitiu esta quinta-feira um comunicado sobre a situação de segurança na República Democrática do Congo.

A posição de João Lourenço foi tornada pública no final da visita do Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, a Luanda, esta quinta-feira, 8 de janeiro de 2026.

A nota foi lida à Comunicação Social pelo Secretário do Presidente para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação Internacional, Victor Lima.

No comunicado, destaca-se que o Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana observa com inquietude a deterioração da situação de segurança e humanitária que se regista actualmente no Leste da RDC. Constata, com a mais viva preocupação, as consequências e ameaças que decorrem desta situação, as quais põem em causa os esforços significativos desenvolvidos no quadro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com destaque para a Resolução 2173, bem como nos processos de Washington e de Doha. Jornalista Sany Fuche. Clique no áudio e ouça:

  • cover play_arrow

    Situação no Leste da RDC: Presidente da República de Angola e da União Africana lança apelo ao cessar-fogo imediato e à cessação de todas as hostilidades Juliana Nunes

O documento refere ainda que o Presidente considera, sem reservas, que tais esforços constituem a única via capaz de conduzir à redução da tensão persistente entre a RDC e o Ruanda, promovendo o entendimento entre ambos os países. Nesse sentido, lança um apelo ao cessar-fogo imediato e incondicional entre as partes em conflito e à cessação de todas as hostilidades.

João Lourenço exorta os governos da RDC, do Ruanda e o M23 a respeitarem e cumprirem os acordos assinados, de modo a ser priorizada uma solução pacífica do conflito e salvaguardados os direitos e interesses das populações, em conformidade com os processos de Washington e de Doha.

O Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana apela, igualmente, a todos os actores da Comunidade Internacional para que se unam em torno dos esforços em curso, com o objectivo de restaurar a paz e a estabilidade na República Democrática do Congo.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

Rádio Luanda - Destaque

SIC desmantela em Cacuaco estaleiro clandestino com mais de duzentos mil litros de combustível

O serviço de investigação criminal SIC, desmantelou um estaleiro clandestino com mais de duzentos mil litros de combustível no município de Cacuaco em Luanda. No estaleiro foram encontrados 7 camiões cisternas e algumas motobombas utilizadas no transbordo do combustível, vendido ilegalmente a retalho no mercado. A informação foi avançada pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa que fala de detenção dos implicados que irão responder judicial e criminalmente. […]

todayJaneiro 8, 2026 19

0%
donut_large