
O Presidente da República, e também Presidente em exercício da União Africana, João Manuel Gonçalves Lourenço, manteve hoje, em Luanda, um encontro de trabalho com o Presidente da República Democrática do Congo, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo.
O Chefe de Estado congolês chegou à capital angolana ao princípio da tarde para uma visita de curta duração, tendo regressado a Kinshasa poucas horas depois, após os contactos mantidos ao mais alto nível no Palácio Presidencial da Cidade Alta.
À saída do encontro, Félix Tshisekedi explicou aos jornalistas que a sua deslocação a Luanda teve como principal objectivo abordar a situação de segurança no leste da República Democrática do Congo, região afectada por conflitos armados persistentes.
Segundo o Presidente congolês, João Lourenço apresentou “algumas propostas” que considerou “muito interessantes” e que poderão “contribuir muito” para os esforços de promoção da paz e estabilidade no seu país.
Félix Tshisekedi sublinhou ainda que a situação no terreno continua a ser “a de uma guerra que nos foi imposta”, reafirmando a necessidade de soluções diplomáticas e de apoio regional para pôr fim ao conflito no leste da RDC.