CANAL A - Destaque

Ministro Téte António, M’zée Fula Ngenge e a apóstola Tina são os angolanos entre as 100 personalidades africanas mais conceituadas

todayJaneiro 4, 2026 73 2 5

Background
share close

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, é um dos três angolanos que consta da lista dos 100 africanos mais conceituados, segundo a Reputation Poll International, empresa especializadas na elaboração de rankings de reputação.

A publicação da Reputation Poll International citada pelo Jornal de Angola Online, destaca Téte António como um diplomata experiente cuja carreira internacional tem sido dedicada à promoção dos valores democráticos, da paz e da segurança em todo o continente.

“Actua como Observador Permanente da União Africana junto das Nações Unidas desde 2009, desempenhando um papel central na representação dos interesses colectivos de África no âmbito do sistema da ONU”, lê-se na publicação.

A Poll International ressalta, igualmente, que Téte António possui uma vasta experiência na consolidação da paz, prevenção de conflitos e diplomacia multilateral, tendo conquistado amplo respeito pela sua vasta experiência e liderança diplomática firme.

Na lista dos 100 africanos mais conceituados elaborada pela Poll International constam, também, nomes do angolano M’zée Fula Ngenge, presidente do Conselho Africano de Diamantes (ADC) e da Bolsa Internacional de Diamantes Africana (AIDEX), e da angolana Ernestina Matias (apóstola religiosa).

A publicação refere que M’zée Fula Ngenge assessorou governos em questões de governança de diamantes, incluindo a “Operação Transparência” em Angola, promovendo o comércio ético e transparente de diamantes em toda a África.
Cristina Matias é considerada uma líder servidora comprometida, cujo ministério enfatiza a transformação, a disciplina e uma vida centrada na fé.
Segundo o Jornal de Angola Online, os critérios de selecção são integridade, impacto e visibilidade.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

União Africana pede respeito e vários países rejeitam ataque dos EUA à Venezuela

Num comunicado divulgado na noite de sábado, a organização pan-africana defendeu um "diálogo político inclusivo" entre a população venezuelana, com vários países africanos a manifestarem a rejeição às acções de Washington e alguns a mostrarem solidariedade a Caracas, após a captura do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e da respectiva mulher, a deputada Cilia Flores. A União Africana reafirma o firme compromisso com os princípios fundamentais do direito internacional, em particular […]

todayJaneiro 4, 2026 74 1

0%
donut_large