Mais de seis mil pacientes foram atendidos nas unidades de saúde de todo o País, nas últimas 24 horas, com a malária, doenças diarreicas agudas, infecções respiratórias, hipertensão arterial, entre outras, a destacarem-se entre as principais ocorrências.
Os dados foram avançados, na sexta-feira(26), pela Comissão para o Asseguramento Médico e Medicamentoso da Quadra Festiva, coordenada pelo secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu.
Segundo uma nota de imprensa no que respeita aos traumas, destacam-se lesões dos membros, traumas torácicos e traumatismos cranioencefálicos, maioritariamente resultantes de acidentes de viação, ferimentos por arma branca, alguns casos ligeiros por arma de fogo e situações pontuais de violência doméstica.
A mesma nota refere ainda que no período compreendido entre os dias 22 e 26 do corrente mês, as unidades sanitárias em todo o País, registaram um total de 19.452 atendimentos, sendo que cerca de 80% dos pacientes tiveram alta médica nas primeiras 24 horas seguintes, enquanto 11% permaneceram internados, incluindo doentes em observação nos serviços de urgência, enfermarias e unidades de cuidados intensivos.