Numa mensagem de condolências do Presidente da República, dirigida à família de Fernando da Piedade Dias dos Santos, falecido esta quinta-feira, 18 de dezembro, vítima de doença, João Lourenço diz que recebeu com surpresa e consternação a notícia do passamento físico de Fernando Piedade Dias dos Santos ‘Nandó’, figura de destaque do nacionalismo angolano e da vida política nacional, que sempre defendeu com zelo e competência os superiores interesses do povo angolano.
O Presidente sublinha que o malogrado exerceu importantes cargos ao serviço do Estado angolano, entre os quais o de Ministro do Interior, Primeiro-Ministro, Vice-Presidente da República e Presidente da Assembleia Nacional.
O seu carisma, sentido de justiça e bom trato mereceram a consideração tanto dos seus pares como dos seus adversários, com quem manteve sempre um convívio cordial e respeitador de pontos de vista diferentes.
Por todas essas razões, a sua perda deixa um vazio na vida pública difícil de preencher.
À sua família, subordinados e colegas nas diferentes funções que desempenhou, e aos seus numerosos amigos, expresso as minhas mais sentidas condolências, esperando que ultrapassem com coragem tão difícil momento, lê-se na mensagem.