CANAL A - Destaque

Crise no Benim: Militares anunciam queda do Governo, mas Forças de Segurança afirmam ter travado golpe

todayDezembro 7, 2025 45

Background
share close


Um grupo de soldados surgiu este domingo na televisão estatal do Benim para anunciar a dissolução do Governo, num aparente golpe de Estado, avança a Associated Press. Identificando-se como Comité Militar para a Refundação, os militares declararam a remoção do presidente Patrice Talon e a extinção de todas as instituições estatais.

Os golpistas, liderados pelo tenente-coronel Pascal Tigri, afirmaram ter assumido o controlo da emissora pública e anunciaram que Talon tinha sido “deposto”. Segundo fontes internacionais, o ataque à residência presidencial em Cotonou ocorreu durante a madrugada, acompanhado de relatos de tiros na capital beninense.

Contudo, a situação permanece incerta. Militares leais ao chefe de Estado garantiram que o golpe foi frustrado e asseguram que o Presidente Patrice Talon está em segurança.

Talon, no poder desde 2016, deveria concluir o mandato em abril, após as eleições presidenciais. O seu partido tinha escolhido como sucessor o ex-ministro das Finanças, Romuald Wadagni, apontado como favorito. Já o opositor Renaud Agbodjo foi excluído da corrida pela comissão eleitoral por falta de apoios necessários. No mês passado, o país aprovou o alargamento dos mandatos presidenciais de cinco para sete anos, mantendo o limite de dois mandatos.

O aparente golpe no Benim ocorre numa região marcada por instabilidade político-militar. Apenas na semana passada, militares derrubaram o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, suspendendo os resultados das eleições de 23 de novembro e empossando o general Horta Inta-A como presidente de transição por um ano.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Prémio nacional de sustentabilidade ambiental distingue organizações que se dedicam a defesa do meio ambiente

Empresas e organizações que se destacam na preservação do meio ambiente foram distinguidas durante uma gala realizada esta sexta-feira em Luanda. O Prêmio Angolano de Sustentabilidade Ambiental é uma forma de reconhecimento do trabalho feito por estas organizações que têm desenvolvido  actividades em prol da preservação do meio ambiente. Jornalista Celestino Camati. Clique no áudio abaixo e ouça:  

todayDezembro 6, 2025 33

0%
donut_large