CANAL A - Destaque

Presidente da Assembleia Nacional acompanha trabalhos da Comissão Executiva do FP-SADC em Durban

todayNovembro 26, 2025 13

Background
share close


O presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, participou hoje, quarta-feira, 27 de Novembro, no segundo e último dia de trabalhos da Comissão Executiva do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC), realizada em Durban, África do Sul. O líder do Parlamento  esteve acompanhado pelo deputado Pedro Sebastião, coordenador do Grupo Nacional de Acompanhamento ao FP-SADC.

Ao longo da reunião, a Comissão Executiva aprovou várias resoluções estratégicas, com destaque para o processo de transformação institucional do FP-SADC, a criação de uma Comissão Permanente de Paz e Segurança e o reforço da acção parlamentar na promoção do desenvolvimento económico da região.

Foram igualmente validados três projectos de resolução constantes do Relatório do Presidente do FP-SADC, incluindo a acta da reunião anterior, o relatório de contas referente ao semestre Abril–Setembro e a proposta de orçamento para 2026–2027.

Os membros do órgão manifestaram ainda preocupação relativamente à crescente dependência da região de financiamentos externos, alertando para os impactos na sustentabilidade financeira dos Estados-membros.

No encerramento dos trabalhos, Adão de Almeida apresentou o relatório sobre o Fórum dos Parlamentos da CIRGL, seguindo-se a análise do Relatório do Grupo Geopolítico da SADC na 151.ª Assembleia da União Interparlamentar e do relatório do Parlamento de Madagáscar sobre os mais recentes desenvolvimentos políticos no país.

A reunião da Comissão Executiva antecede a 58.ª Assembleia Plenária do FP-SADC, que decorrerá de 30 de Novembro a 6 de Dezembro, sob o lema: “O Impacto das Alterações Climáticas na Região da SADC e o Papel dos Parlamentos na Atenuação e Adaptação”.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Guiné-Bissau. Presidente Embaló preso, militares dizem “assumir o controlo total do país”

Um “Alto Comando Militar para a Restauração da Segurança Nacional e da Ordem Pública” anunciou, na tarde desta quarta-feira, 26 de novembro, a destituição do Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, afirmando assumir o “controlo total” da Guiné-Bissau, suspender o processo eleitoral e encerrar as fronteiras terrestres e aéreas. Foi igualmente decretado um toque de recolher. O anúncio foi feito através de um comunicado lido na sede do Estado-Maior do […]

todayNovembro 26, 2025 124

0%
donut_large