Quatro cidadãos, com idades entre os 23 e os 25 anos, serão apresentados esta quarta-feira, 26 de novembro, pelo Serviço de Investigação Criminal – SIC em Luanda, como principais suspeitos dos crimes de associação criminosa, roubo qualificado, ofensas à integridade física e homicídio qualificado, cuja vítima é José Marino Gonçalves, de 59 anos, trabalhador da Rádio Nacional de Angola, afecto à área de infraestruturas.
O caso ocorreu a 14 de novembro de 2025, por volta das 23h30, no município do Cazenga, bairro Matopá, quando a vítima regressava a casa após utilizar um ATM.
De acordo com o SIC, o grupo abordou o cidadão na via pública, subtraindo-lhe os pertences, e foi-lhe desferido um golpe com um objecto perfurocortante, atingindo a região do pulso do membro superior direito, causando ferimento grave que mesmo a ser socorrido para um Hospital, não resistiu aos ferimentos.
Segundo o SIC, entre os detidos encontra-se o presumível receptador do telemóvel da vítima, elemento que permitiu avançar na investigação.
O SIC acrescenta que o grupo já é suspeito de outras ocorrências com o mesmo método, focando-se em cidadãos que saem de caixas automáticas.
Os suspeitos foram presentes ao Ministério Público e ao Juiz de Garantias, que determinou a medida de coacção mais gravosa, a prisão preventiva.