A proposta do Orçamento Geral do Estado – OGE para 2026 foi aprovada, esta terça-feira, na generalidade, com 118 votos a favor, 66 contra e duas abstenções. Votaram favoravelmente o MPLA e o Partido Humanista de Angola – PHA, enquanto a UNITA voltou a posicionar-se contra e o Partido de Renovação Social – PRS optou pela abstenção.
A votação ocorreu durante a 2.ª Reunião Plenária Ordinária da 4.ª Sessão Legislativa da V Legislatura.
A UNITA justificou o voto contra afirmando manter “um compromisso com a verdade e responsabilidade para com o povo angolano”.
Por sua vez, o representante do Partido Humanista de Angola, Fernando Hombo Dinis, disse que o voto favorável reflecte a necessidade de o Executivo proceder a um reajuste orçamental, sobretudo nos sectores da habitação, saúde e educação.
Já o PRS, que se absteve, argumentou que várias questões levantadas durante o debate não foram respondidas. O presidente do partido, Benedito Daniel, manifestou expectativa de que essas preocupações sejam consideradas na fase de discussão na especialidade.
E amanhã, os parlamentares regressam à sala do plenário para mais uma sessão, na qual será discutido, na generalidade, um conjunto de diplomas legais.