Delegações de várias partes do mundo continuam a chegar a Luanda para participar no acto central das festividades do 50.º aniversário da independência de Angola, que terá lugar esta terça-feira, na Praça da República.
Na manhã desta segunda-feira, chegou à capital angolana o Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, que aterrou no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro às 09h50. O estadista congolês foi recebido pelo Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes.
Já no início da tarde, chegou a Luanda Ellen Eugenia Johnson Sirleaf, antiga Presidente da República da Libéria e primeira mulher eleita Chefe de Estado em África. Sirleaf exerceu o cargo de 24.ª Presidente da República da Libéria entre 2006 e 2018.
Pouco depois, aterraram no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro a ex-Presidente da República Democrática Federal da Etiópia, Sahle-Work Zewde, e o Presidente da República Árabe Saharaui Democrática – RASD, Brahim Ghali.
As relações entre Angola e a República Árabe Saharaui Democrática são históricas e sólidas, remontando ao período das lutas de libertação nacional, marcadas pelo reconhecimento mútuo. A RASD foi, inclusive, um dos primeiros países a estabelecer uma embaixada em Angola.