Na província do Cubango, a presença da Alemanha é já um facto concreto na construção de estradas de matriz nacional e regional, contribuindo para o desenvolvimento das infraestruturas e para a integração económica da região sul do país.
Um dos exemplos é a Estrada Nacional 140, que liga Menongue à fronteira com a Namíbia e que, desde julho deste ano, está em construção por um consórcio de empresas alemãs.
O director do Gabinete de Infraestruturas e Serviços Técnicos do Cubango, Edmundo Sapalalo, destacou que se trata de uma via que integra o plano de interligação regional da SADC, reforçando as conexões comerciais e logísticas entre Angola e os países vizinhos.
A Estrada Nacional 280, que liga o país Cubango à Huíla, também contou com participação de empresas alemãs, num investimento avaliado em 58 milhões de dólares.
Esta via faz parte do chamado Corredor do Sul, uma infraestrutura de dimensão regional e relevância estratégica para o escoamento de bens e circulação de pessoas. Jornalista Pelicano Baptista. Clique no áudio e ouça: