Hoje é um dia histórico na cooperação bilateral entre Angola e a Alemanha. Nesta terça-feira, 4 de Novembro de 2025, chega à Luanda, o Presidente da República Federal da Alemanha.
Frank-Walter Steinmeier vem à capital angolana para uma visita oficial que vai até sexta-feira, e na agenda uma nova era na cooperação nos dois sentidos.
A presença de homens empresários da maior economia da Europa na delegação presidencial é demonstração do interesse de investidores da Alemanha em realizar negócios e investimentos em Angola. Jornalista Fowen Macanja. Clique no áudio e ouça:
				
	
E especialistas angolanos em ciências económicas entendem que a Alemanha, nação europeia que detém a maior economia do velho continente, aparece como bom parceiro para Angola nos seus projectos de diversificação da economia e industrialização.
Os entendidos em economia realçam também o novo momento na cooperação económica e financeira entre Luanda e Berlim. Jornalista Ilídio Sérgio. Clique no áudio e ouça:
				
	
Já o engenheiro em electricidade Baba Kubango vê, na capacidade tecnológica e inovadora da Alemanha na cadeia energética, razões para concluir que Angola deve tirar proveito dessa experiência na implementação da energia eléctrica proveniente de fontes renováveis.
O também professor universitário Baba Kubango diz que Angola pode, com o apoio da Alemanha, apostar nas tecnologias das energias eólicas, em terra e marítima, para além das energias solares. Clique no áudio e ouça:
				
	
O engenheiro em electricidade Baba Kubango vai mais longe e entende que Angola tem uma oportunidade, por via da cooperação com a Alemanha, de dar expressão ao seu projecto de produção de hidrogénio verde, que pode ser utilizado na geração de energia e de combustível.