Hoje marca um dia histórico para a indústria mineira em Angola. Cinquenta anos depois, o país retoma oficialmente a exploração de cobre em mina de céu aberto, com a inauguração da primeira fase da Mina de Cobre de Tetelo, localizada em Mavoio, município de Maquela do Zombo, província do Uíge.
O empreendimento, de iniciativa privada, representa um passo significativo para o fortalecimento da economia nacional e a diversificação das fontes de receita. Segundo os promotores, o projecto carrega um forte simbolismo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do país.
A cerimónia de inauguração foi orientada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, que destacou o empenho do Executivo em criar condições para o relançamento do sector mineiro e atrair novos investimentos. Jornalista António Malungo. Clique no áudio abaixo e ouça:
E o Director da Shining Star Icarus, promotora da Mina de Tetelo, Rui Lopes, diz que os testes operacionais dão garantias para uma produção assinalável, que será assegurada por mais de mil e quinhentos mineiros.
Rui Lopes avançou que a Mina de cobre de Tetelo em Mavoio, tem uma vida útil de 17 anos, mas estudos disponíveis, apontam para um alargamento desse período. Clique no áudio abaixo e ouça: