O presidente cessante dos Camarões, Paul Biya, foi reeleito para um oitavo mandato com 53,66% dos votos, anunciou o Conselho Constitucional na segunda-feira, 27 de outubro. Os resultados da votação, que ocorreu em 12 de outubro, foram revelados após um dia de protestos e tensões, depois que o ex-ministro Issa Tchiroma Bakary reivindicou a vitória.
De acordo com o Conselho Constitucional e os números oficiais anunciados nesta segunda-feira, 27 de outubro, o chefe de Estado cessante, do Rassemblement démocratique du peuple camerouns (RDPC) é reeleito por sete anos, com 53,66% dos votos, com mais de 2,470 milhões de votos. À frente dos Camarões há 43 anos, Paul Biya, 92 anos, está, portanto, a iniciar seu oitavo mandato.
O principal adversário de Paul Biya, Issa Tchiroma Bakary, da Frente para a Salvação Nacional dos Camarões (FSNC), que reivindicou a vitória no dia seguinte à votação e convocou seus apoiantes para se manifestarem no domingo, ganhou 35,19% dos votos, com mais de 1,622 milhão de votos, de acordo com os números da instituição. Durante as manifestações de domingo em Douala, a capital econômica, quatro pessoas morreram, segundo as autoridades. O oponente denuncia “uma farsa” na segunda-feira e garante que “ganhamos indubitavelmente”, em declarações por telefone à AFP.
Cabral Libii, terminou em terceiro na corrida com 3,41%, seguido por Bello Bouba Maïgari com 2,45%, e Hermine Patricia Tomaïno Ndam Njoya, com 1,66%
Na audiência de proclamação dos resultados, na qual as chancelarias europeias e americanas não foram representadas, o Conselho Constitucional anunciou uma participação de 57,76%. Os números oficiais mostram Issa Tchiroma Bakary à frente em Adamaoua, na região norte e no litoral. O presidente Paul Biya, por sua vez, tem suas melhores pontuações, de acordo com a instituição, no sul (mais de 90%) no noroeste (86,31%) e no leste (73%).
Meninas dos 9 aos 12 anos vão a partir de hoje até o dia 07 Novembro próximo que vem, ser vacinadas contra o cancro do colo do útero. A campanha espera vacinar em todo o país mais de dois milhões de crianças do sexo feminino. Para esta empreitada, os brigadistas do Programa Alargado de Vacinação, vão passar em escolas públicas e privadas e nas comunidade. Jornalista Martinho Chingue. Clique no […]